ubs 
UBS Novo Recreio

No ano de 1999 a líder comunitária Maria Aparecida (Cida) e um grupo de mulheres da região  do Cabuçu, bairro Novo Recreio, resolveram  fundar uma associação sem fins lucrativos por nome de CLUBE DE MÃES NOVO RECREIO, para pleitear junto aos órgãos públicos melhorias que beneficiassem o bairro e seus  moradores. A primeira conquista foi a implantação de uma “UBS” no local, que proporcionou assistência médica aos moradores, e assim prosseguiram a luta por melhorias na região, como transporte público, energia elétrica das casas e das vias publicas, canalização de água e esgoto, asfalto das ruas, e outros.

Linha de ônibus 381: conquista dos moradores
Linha de ônibus 381: conquista dos moradores

Hoje a Creche Clube de Mães Novo Recreio oferece atendimento em duas unidades com um total de 331 crianças de 06 meses à 4 anos.  No decorrer de todas estas conquistas, a Presidente Cida tinha um sonho, de tirar as crianças e jovens das ruas, oferecendo oportunidade de vislumbrar novos caminhos através da educação, capacitação para o mercado de trabalho, e assim mudar sua história. E em 2009 o sonho se realizou trazendo o projeto Semeando o Futuro e o Família Acolhida parceria com a Secretaria de Assistência Social.

Na época a proposta do projeto "Semeando o Futuro" era de reduzir o índice de evasão escolar, na faixa etária de 7 a 18 anos, oferecendo um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos através de ações continuadas em benefício da população infanto-juvenil, promovendo um programa de formação geral para o mundo do trabalho, ampliando suas habilidades e competências, realizando atividades de amparo e conscientização, visando reduzir a gravidez precoce. Além de propor uma transformação na relação com o meio ambiente, através de campanhas educativas na área ambiental.

Já a proposta do projeto "Família Acolhida" foi de atender 100 pessoas (homens e mulheres a partir dos 18 anos) no desenvolvimento de diferentes ações, tais como:  grupos de geração de renda, visitas domiciliares, grupos de apoio psicossocial. Oferecendo um espaço de convivência e um programa sócio educacional.

Estes dois projetos caminharam juntos até o final de 2018.

MOVA em 2011
MOVA em 2011

A partir de 2019 com a redução dos recursos municipais os projetos  contemplados foram "Futuro Melhor" e "Semeando o Futuro". - com atendimento somente para o público de crianças/adolescentes e idosos. Tendo como objetivo reduzir o índice de evasão escolar, combater a gravidez precoce e a violência na juventude, no atendimento de crianças (06 à 14 anos) e adolescentes (15 à 17 anos) no contra turno escolar. Com a população idosa a partir de 60 anos os atendimentos visam a saúde física e mental, bem como, a interação social e autonomia proporcionando um envelhecimento ativo e  saudável.

E assim a  Instituição Clube de Mães Novo Recreio prossegue buscando novas parcerias junto com seu atual Presidente Bruno Veríssimo.